LULA NÃO ESTEVE NA CERIMÔNIA, MAS NÃO FOI ESQUECIDO NO DISCURSO DA PRESIDENTE ELEITA
Dilma disse que queria "repartir" seu diploma com todos os brasileiros
Brasília - A diplomação da presidente eleita Dilma Rousseff e de seu vice Michel Temer começou com 20 minutos de atraso. A presidente chegou à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cerca de 15 minutos antes do horário marcado para a cerimônia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve presente na solenidade, pois estava participando de seu último encontro internacional como presidente do Brasil, a 40ª Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença dos ministros do TSE, além do Superior Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso, presidente da Câmara Marco Maia, o presidente do Senado José Sarney e nomes da equipe do novo governo como Miriam Belchior, nova ministra do Planejamento, Nelson Jobim, atual ministro da Defesa que continua no posto no governo Dilma, Antonio Palocci, que assumirá a Casa Civil, entre outros.
Às 17h27, depois do hino nacional, o presidente do TSE Ricardo Lewandowiski leu o texto do documento que atesta a vitória da chapa da coligação “Para o Brasil seguir mudando” nas urnas, e habilita Dilma e Temer a tomarem posse no próximo dia 1º. Foram cerca de 25 minutos de cerimônia.
Dilma faz discurso
Depois de receber o diploma assinado por Lewandowski, a presidente eleita – e agora diplomada – fez um discurso, dizendo que o momento era de grande emoção e marcava sua trajetória política e como mulher.
Mesmo com a ausência do presidente Lula, ele não foi esquecido no discurso da presidente eleita. “Sei da responsabilidade de suceder um representante como o presidente Lula. O Brasil experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da Republica. Agora, a crescente maturidade da nossa democracia rompe os preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e de orgulho as mulheres brasileiras.”, afirmou.
No fim, concluiu dizendo que “repartir o diploma com cada brasileiro, em especial com cada brasileira. Conto com todos e todas e todos podem contar comigo”.
Depois do fim da sessão solene, Dilma e Temer receberam cumprimentos dos convidados. Entre eles, a fillha Paula e a mãe da presidente eleita, que também se chama Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário