Cuidado com os traíras.
Por Ricardo Bellino
Você certamente já ouviu falar na lenda do rei Midas, aquele que transformava em ouro tudo o que tocava. Pois saiba que a história de Midas também se aplica ao mundo dos negócios. Pode-se dizer que Midas, na arena empresarial, é todo aquele que tem a habilidade de transformar em grande sucesso todas (ou quase todas) as suas empreitadas. Eles são poucos, é verdade, mas o fato é que existem em qualquer lugar do mundo, inclusive no.
Ao contrário do que muita gente imagina, porém, não há uma receita pronta e acabada para ser bem-sucedido nos negócios. O êxito não vem da aplicação de fórmulas mágicas, prescritas por algum Merlim. Também não é resultado de milagres nem só de sorte. O segredo das histórias de sucesso baseia-se, mais que tudo, nas atitudes que os vencedores têm em relação à vida e ao trabalho. Eles não são super-heróis. Apenas usam os seus sentidos de forma diferente e dão um novo objetivo às suas vidas.
Quando um Midas usa a sua visão, por exemplo, vai além do óbvio, onde os outros não estão olhando. Ele também sabe ouvir, está aberto para escutar novas idéias e críticas. Tem tato, embora não seja necessariamente gentil e delicado. Sabe a hora de pressionar, impor a sua visão das coisas e ter realmente o comando da situação. O Midas usa o paladar para saborear coisas novas e é isso que permite a ele ampliar os seus relacionamentos. Sabe como ninguém usar o olfato, cheirar as oportunidades e, mais importante, sabe identificar as pessoas que vão ajudá-lo a transformar essas coisas em realidade.
Para a maioria das pessoas, o rei Midas é um personagem distante da realidade. É difícil realmente acreditar que o rei Midas possa servir de exemplo prático em sua vida. Se esse for o seu caso e você não puder acreditar no que não vê, é melhor, então, se preparar para aprender tudo aquilo que você deve evitar para alcançar o sucesso.
"Mesmo que alguém queira desencorajá-lo, nunca duvide de suas convicções. Tenha coragem e persiga os seus sonhos com persistência " |
Pense num personagem que represente a antítese do rei Midas, ou seja, que tenha a capacidade de destruir tudo o que toca, o rei Sadim (Midas ao contrário). Inveja, ciúme, vaidade, mesquinhez e arrogância são algumas das características do rei Sadim. Ele sempre acha que sabe mais do que você e se considera um especialista em qualquer assunto, de alfinetes a foguetes.
Como todo rei, Sadim tem uma legião de seguidores que compõem uma verdadeira corte de bobos e de marionetes que vivem ao seu redor, alimentando o seu ego e preenchendo os vazios da platéia de que ele precisa para assistir e aplaudir a sua apoteótica e desastrada vida de fachada.
O rei Sadim não tem nenhuma história de sucesso para contar. Geralmente, teve a sorte de encontrar uma lâmpada de Aladim em seu caminho (uma boa herança, um casamento com uma mulher rica ou um bilhete premiado de loteria), que o tirou de sua insignificância e o transformou em um rei sem trono, sem talento e sem carisma. Como se fosse uma verdadeira maldição, ele consegue o feito de destruir tudo o que toca.
Em sua trajetória pelo mundo dos negócios, você vai encontrar por aí um sem-número de reis Sadim. Mas, mesmo que um Sadim qualquer queira desencorajá-lo, ou pior, contaminá-lo com a sua maldição, nunca duvide de suas convicções. Tenha coragem e persiga os seus sonhos com persistência. Acredite em você.
*O empresário Ricardo Bellino, 39 anos, é presidente da Trump Realty Brazil e autor dos livros O Poder das Idéias e Sopa de Pedra - os 10 ingredientes para criar a sua receita de sucesso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário