terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As Bolsas e Sapatos mais desejados do Brasil conquistam a França



Há quase uma década, a grife Carmen Steffens partiu para conquistar o mundo apostando na qualidade de suas criações. Atualmente, está presente em 13 países e em fevereiro de 2011 esse número crescerá, com a abertura de uma loja no Japão. “Iniciamos a expansão internacional após avaliar que, nas cidades brasileiras que recebiam turistas de várias partes do mundo, as mulheres estrangeiras compravam uma quantidade de produtos fora do normal. Tivemos casos emblemáticos, como o de uma turista que adquiriu 16 pares desapatos e cinco bolsas de uma vez! Algumas clientes, após retornar a seu país de origem, telefonavam para as lojas, tentando efetuar suas compras. Isso era possível apenas em alguns casos. Foi então que começamos a estudar o mercado com o objetivo de expandir a marca”, conta Gabriel Spaniol, atual gerente internacional de franquias.
Durante quatro anos consecutivos, a empresa participou das maiores feiras mundiais do setor e, assim, iniciou a distribuição de produtos Carmen Steffens para mais de 20 países, sempre visando à abertura de lojas exclusivas. “Esse sonho virou realidade há oito anos. É uma conquista admirável, uma vez que a grife é relativamente nova, tem apenas 17 anos de história”, diz Spaniol.
Um passo de cada vez
Se a grife está presente – e com sucesso – em lugares de destaque no cenário mundial, o bom desempenho se deve ao cuidado na elaboração dos projetos de expansão e no respeito ao mercado local. “Abrir lojas no exterior é uma grande responsabilidade. No caso da França, por exemplo, o país é um dos berços da moda e dispõe de marcas fantásticas. Ao mesmo tempo, também proporciona espaço para que todas conquistem seus clientes”, diz o investidor. “Temos pontos de prestígio nas ruas de Marselha e Aix-en- Provence e nos principais hotéis de luxo de Saint-Tropez , além das lojas multimarcas. E, em outubro, fizemos um megalançamento em Paris, na Rue de Grenelle, onde grifes como Giuzeppe Zannotti e Christian Louboutin, entre outras cobiçadas, marcam presença.”
Essa grande inauguração, bem como a expansão rápida, consagra a Carmen Steffens como uma das labels de maior crescimento no mercado calçadista. Recentemente, a revista Forbes fez uma entrevista exclusiva com o diretor-presidente da empresa e o Woman’s Wear Daily, a maior publicação de varejo do mundo, também tem acompanhado o crescimento da marca, reportando cada nova conquista. De acordo com Spaniol, para atingir esse resultado é necessária uma infraestrutura fantástica: uma fábrica muito bem equipada e um curtume próprio, que ainda atende clientes como Hugo Boss, Florshein, Timberland, Dockers, Colehan e Mizuno. “Tais marcas nos mostraram como atingir qualidade e desenhar produtos dentro de expectativas que possibilitem boa aceitação em mercados muito exigentes”, ressalta Spaniol.

O caminho do sucesso
Para atuar na França, a Carmen Steffens desenvolveu uma cartela exclusiva de cores e as criações também são exclusivas. “Entretanto, nunca deixamos de adicionar a pitada de brasilidade, que deu à marca o estilo exótico tão desejado por mulheres de todos os cantos do mundo. Pesquisas nos mostraram que na França as pessoas adoram o Brasil. Assim, associamos nossa imagem a modelos brasileiras e isso tornou nossa grife um sucesso. É claro que nossas escolhas para venda na França são um pouco mais sóbrias por causa do gosto e da cultura predominantes no Hemisfério Norte”, avisa Spaniol. “É bom ressaltar, no entanto, que a Carmen Steffens é uma só no mundo, somente o mix de produtos é pensado de acordo com o clima e de uma maneira a ter melhor aceitação pelo público local. Cada loja tem liberdade para escolher entre 3.500 opções disponíveis por coleção. Nenhuma marca que conheço oferece tamanha diversidade”, complementa. Após a abertura da loja em Paris, a empresa já tem planos para Lyon, Bordeaux e Cannes.