sábado, 9 de abril de 2011

Os piores erros na gestão de equipes




O gestor de uma micro e pequena empresa é peça fundamental para o bom andamento de um negócio. Esse profissional precisa motivar e estimular funcionários, colaboradores e fornecedores a alavancar resultados satisfatórios para o negócio. Entretanto não é simples liderar pessoas e mesmo assim respeitar as habilidades de cada uma delas. O portal Santander Empreendedor reuniu os 10 erros que os gestores costumam cometer na hora de comandar suas equipes:

1 - Tratar pessoas como máquinas
Antes de qualquer coisa o gestor precisa tratar todos com educação e mostrar que está aberto a quaisquer tipos de perguntas. A partir do momento que ele passa a escutar mais os funcionários e a pedir ordens completas e não de forma burocrática, o relacionamento melhora. A dica é sempre manter uma boa comunicação e tentar entender o comportamento das pessoas, mas sempre preservando a condição de chefe.

2 - Ser arrogante
Agir como se fosse o dono da verdade e não deixar ninguém se expressar a respeito de um assunto é outro problema que ocorre constantemente em algumas gestões. O chefe tem papel de destaque, mas não precisa se utilizar do cargo para impor respeito. Esse tipo de postura arrogante desmotiva a equipe e faz com que os funcionários tenham medo de colocar suas opiniões. Além disso, o clima desfavorável também leva à improdutividade, pois as pessoas gastarão mais energia falando mal do gestor do que no trabalho.

3 - Deixar de fazer planejamento
Para o negócio ser bem sucedido é necessário que o gestor faça planejamento a curto e longo prazo. Com esse plano dá para fazer uma análise da economia e do mercado para ver como está a atuação da empresa. Também é necessário entender estratégias globais de organização, definir metas, cronogramas, monitoramentos e avaliações.

4 - Ignorar os retornos
O gestor precisa saber cobrar os resultados. Não adianta apenas pedir, mas não ajudar na estruturação ou correção de desempenho e postura. É preciso procurar o momento e local ideal, de preferência em uma conversa individual, para que não haja constrangimentos e abordar o assunto. Esse profissional também precisa estar preparado para ouvir críticas sobre sua própria atuação, pois não é apenas porque está em cargo de chefia que ele sabe de tudo.

5 - Centralizar tudo
A partir do momento que o gestor não centraliza suas funções e delega à equipe, ele motiva mais os trabalhadores e faz com que eles se sintam parte das metas e resultados da empresa. O próprio gestor, com essa postura, pode se apegar em novos desafios, pois terá uma equipe preparada e bem conduzida.

6 - Interferir na vida pessoal do funcionário
É normal que o convívio com os funcionários façam com que exista um relacionamento, mas não se pode passar do limite e fazer perguntas sobre a vida pessoal de seus empregados. Cada um determina a proximidade que quer ter com o chefe e isso precisa ser respeitado.

7 - Não dar atenção à contratação
Um dos principais papéis do gestor é contratar funcionários para sua equipe e, portanto, é preciso ter conhecimento específico para fazê-lo e não sair contratando pessoas sem competências adequadas. Caso isso seja feito é natural vários problemas surgirem durante o andamento dos projetos, bem como relacionamento com clientes, prazos e qualidade do serviço.

8 - Não saber se comunicar
Comunicação é o ponto chave para qualquer gestão bem sucedida e é preciso ser feita da maneira mais clara e transparente possível. Cada pessoa tem seu entendimento próprio das coisas ditas e situações, portanto é preciso ter certeza que houve uma compreensão total e que não há nenhum ponto subjetivo ou subliminar.

9 - Desrespeitar a diversidade
Todo chefe tem que entender e aceitar que as pessoas são diferentes. O bom gestor explora essa diversidade e usa esse fator como um benefício, pois aproveita o que cada um tem de melhor e faz com que as pessoas ajudem a empresa a crescer. Os gestores que limitam a expressão dos funcionários causam perdas no trabalho.

10 - Ignorar conflitos
Todo grupo tem conflitos e é o gestor que tem que buscar a solução e eliminar as fofocas e não varrer os problemas para debaixo do tapete. Nem sempre o que interessa é a causa do conflito, mas é preciso se posicionar com relação ao problema e não fingir que não está sabendo de nada.

Fontes: Ana Cristina Limongi, psicóloga e professora da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo); Rogério Martins, psicólogo e consultor de empresas; Leyla Nascimento, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), seccional do Rio de Janeiro; Fernando Ferrazza, gerente de recursos humanos da Penalty; Joseph Teperman, consultor da Michãl Page International; Caio Pereira Infante, diretor comercial da Trabalhando.com.br; Luiz Barsand, diretor comercial da Arte Gestão de Pessoas; Tania Nobre Amorim, professora de administração da área de gestão de pessoas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Giselda Sallon Dias, coordenadora do MBA em gestão de pessoas da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Rafãl Shiuzi, professor da graduação de gestão de recursos humanos da Metodista.

Você já cometeu algum desses erros na hora de gerir seus funcionários? Ou já esteve no papel de funcionário e teve algum desses problemas com o chefe? Compartilhe seus comentários.

DeMillus

Parabéns Kadygia Tavares Maia

A equipe Import France deseja á você um feliz aniversário
Postado por Ju Gurgel

segunda-feira, 4 de abril de 2011