sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mentor. Como escolher um para minha empresa?


Planos de sucessão são deixados de lado por falta de informação dos executivos e pouca participação dos conselhos nesse assunto
Como conseguir um mentor para minha empresa?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startups

Muitas empresas grandes possuem um grupo de conselheiros. Empresas com capital aberto na bolsa mantém um board de executivos que inclui não só acionistas importantes, mas também concorrentes e representantes de entidades reguladoras de seu setor. Isso acontece não só por uma questão de supervisão, mas porque abre portas e traz novas perspectivas para problemas existentes. Por isso, assim como você provavelmente possui mentores profissionais em sua carreira - um antigo chefe, um professor marcante - também pode encontrar mentores para ajuda-lo em sua empresa nascente. 

Para definir quais mentores procurar para sua startup, pense em quem pode ajudar com um ou mais entre quatro critérios: networking, vendas, assessoria e governança. Isso significa tornar você e seu projeto mais conhecidos, ter referência e indicações para fechar vendas, ajuda-lo a melhorar aspectos de gestão e apoiar-se na experiência alheia, e por último garantir que você tem o mínimo de supervisão e transparência para uma gestão sustentável.

Comece procurando profissionais com forte reconhecimento público no seu mercado, mesmo que não tenham um histórico muito forte em gestão - eles lhe ajudarão no networking e provavelmente em vendas. Para assessoria, procure gestores ou empreendedores experientes que não concorram diretamente com você no setor da sua empresa. Para governança, pessoas de sua confiança e rede de relacionamento que ocupam ou já ocuparam cargos executivos em empresas grandes - eles já precisaram reportar resultados antes, e isso pode fazer diferença quando você for se estruturar para falar com investidores.

Obviamente, não adianta procurar mentores que não se interessam por seu projeto nem convidar consultores que irão lhe enviar uma conta alta no final do trabalho. Por isso, procure treinar bem seu pitch e se seu produto for interessante, você conseguirá a atenção de quem deseja. Veremos em breve como esses mentores podem ser remunerados - motiva-los também é uma tarefa sua.


O que é uma startup?




Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador daAceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Nenhum comentário:

Postar um comentário