terça-feira, 8 de março de 2011

Cientistas criam material forte como aço e moldável como plástico


Além da versatilidade do novo produto, sua fabricação é tão barata quanto a do plástico

Material tem a aparência de metal, mas possui a facilidade de modelagem do plástico
São Paulo – Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, desenvolveram um material que pode ser equiparado à descoberta do plástico sintético no século XX. Com a mesma aparência, força e durabilidade do aço, esse novo metal pode ser moldado em formas complexas de maneira simples e barata, como nos processos feitos com o plástico. Segundo o site Gizmag, os pesquisadores já criaram garrafas, caixas e até implantes biomédicos com resistência de até duas vezes a do aço comum, mas também a capacidade de serem moldados em menos de um minuto.
Esse resultado foi possível por meio do desenvolvimento de uma liga de metais amorfos, como zircônio, titânio, níquel e cobre, que não possuem uma estrutura cristalina como a de metais comuns. Com átomos dispostos aleatoriamente e baixa taxa crítica de resfriamento, a liga pode ser moldada pelo sopro assim como o plástico, substituindo o processo tradicional de modelagem de metal, que possui três fases (elaboração, fundição e acabamento).
O preço é outra grande vantagem do material. Mesmo sendo feito com metais considerados caros, sua produção se torna muito barata pela facilidade de manipulação em baixas temperaturas e baixas pressões. A equipe da universidade de Yale faz a modelagem do novo metal no vácuo ou em líquido, para evitar o atrito comum a esses processos e garantir que tudo seja feito com precisão. Até agora, já foram fabricados vários tipos de objetos com a nova técnica, inclusive componentes eletrônicos, mas, para os criadores do material, isso é só o começo do que pode ser uma nova era do metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário